PRF na Paraíba deu início a Operação Corpus Christi na madrugada desta quarta-feira (07)

Data: 7 de junho de 2023

 

A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança pelos condutores e passageiros está na mira dos policiais_

Paraíba (PB), 07/06/2023* – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início na madrugada desta quarta-feira (07), em todo o território nacional, a Operação Corpus Christi, que se estenderá até às 23h59 do domingo (11). As ações de fiscalização compõem o calendário de fiscalização viária da PRF, na busca por promover um trânsito mais seguro durante feriados prolongados.

Corpus Christi é comemorado anualmente pela Igreja Católica na segunda quinta-feira depois do domingo de Pentecostes, a data celebra o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Em alguns municípios é decretado ponto facultativo. Sendo assim, a PRF realiza Operação temática com duração de cinco dias, onde fiscalizações serão realizadas em pontos estratégicos a fim de coibir as principais infrações de trânsito que põe em risco a segurança de todos os usuários das rodovias federais.

O não uso do cinto de segurança e de outros dispositivos que reduzem a letalidade em acidentes não passarão batidos durante as fiscalizações. Deixar de usar o cinto de segurança é infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação. A infração por estar sem capacete na moto, seja como piloto ou passageiro, é considerada gravíssima e sujeita a multa de R$293,47, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.

Com o número de infrações em crescimento nos últimos feriados, a PRF vai reforçar o trabalho de prevenção. O objetivo da operação é mostrar aos motoristas que o cinto de segurança salva vidas e que o item de segurança é indispensável para condutores e passageiros. Na Operação Corpus Christi, os policiais também atuam no combate do excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e na mistura álcool e direção.

ORIENTAÇÕES PARA GARANTIR UMA VIAGEM SEGURA

– Primeiramente fazer um planejamento da viagem, identificar locais de parada para abastecimento, alimentação e descanso do motorista.
– Fazer uma revisão no veículo, verificando freios, luzes, nível de combustível, dentre outros itens obrigatórios e fundamentais para sua segurança.
-Verificar se a documentação do veículo e do condutor estão em dia.
– Antes de iniciar a viagem, com o veículo ainda parado, colocar o cinto de segurança e se certificar que os demais passageiros também estejam com o cinto afivelado, lembrando que as crianças deverão usar dispositivo de retenção adequado para a sua idade e peso (ex: bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).
– No caso de motocicleta, colocar adequadamente o capacete, tanto o condutor quanto o passageiro.
– Durante a viagem, respeitar a sinalização e as normas de trânsito. Destacamos especialmente o respeito aos limites de velocidade, só ultrapassar em locais permitidos e com segurança, não transitar pelo acostamento e por fim, jamais misturar bebida e direção.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191 e também do aplicativo PRF Brasil, disponível para Android e IOS, onde os usuários poderão enviar fotos e áudios para auxiliar os policiais que atenderão a ocorrência. Fonte Assessoria com João Alencar



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


  • Pesquisar: