Dr Alisson Barreto psiquiatra Saúde mental

Data: 30 de julho de 2021

A pandemia da Covid-19 acendeu o sinal de alerta para um tema que, há muito tempo, já deveria ocupar o centro das atenções da população: a saúde mental. O confinamento e o distanciamento social aumentaram os sentimentos de ansiedade, medo, tédio e solidão e, consequentemente, fizeram o assunto ganhar ainda mais relevância.

A saúde mental pode ser definida como sentimentos e comportamentos que influenciam nossas vidas.

Ter uma visão positiva de nós mesmos, por exemplo, é reflexo de uma boa saúde mental. Isso porque essa imagem estimula, entre outros aspectos, o bom relacionamento com amigos, familiares e colegas de trabalho. Ser uma pessoa que define metas para a vida, planeja e realiza objetivos também é um bom indicativo. Da mesma forma, manter controle emocional diante de dificuldades da vida e ter a capacidade de superar esses obstáculos também quer dizer que a saúde mental está em dia.

 

A Covid-19, no entanto, nos deixou vulneráveis e, com a chegada do vírus, outros fatores invisíveis, como a solidão, a ansiedade e os sentimentos de desamparo e tristeza cresceram bastante e resultaram, por exemplo, em ataques de pânico, fobias sociais ou, em casos mais graves, depressão. E se, antes da pandemia, a saúde mental era muito mais negligenciada do que a física, hoje, ela é, acertadamente, tratada como algo essencial e indispensável.

Existem comportamentos e hábitos que podem ser inseridos para fazer da rotina mais leve e com mais autocuidado. Além da procura de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, acredito que focar no presente e construir o futuro, e não apenas pensar sobre o futuro, é um bom caminho, uma vez que gera menos ansiedade. Uma boa alimentação e atividades físicas também podem ajudar.

Não há uma fórmula mágica para manter a saúde mental em dia, mas, sem dúvida, manter-se em equilíbrio é imprescindível para ter uma vida mais saudável.

Não se esqueça que pode sempre contar sempre comigo!

_______________

Dr. Alisson Barreto

Médico Psiquiatra

CRM 7218 RQE 6533



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Pesquisar: