Testes semestrais: IPC da Paraíba recebe Certificação Internacional de Excelência da ONU

Data: 21 de dezembro de 2021

O Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil da Paraíba acaba de receber uma Certificação Internacional de Excelência, expedido pelo Escritório sobre Drogas e Crimes, da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é uma referência aos quatro anos consecutivos em que exames realizados pelo IPC/PB são concordantes em nível mundial.

A ONU realiza um acompanhamento da qualidade dos trabalhos executados por órgãos de perícia dos seus estados-membros. A cada seis meses, esses órgãos recebem amostras do Escritório sobre Drogas e Crimes, que devem ser periciadas pelos estados-membros e remetidas novamente ao Escritório, localizado em Viena, na Áustria.

O IPC da Paraíba realizou análises de drogas no laboratório de João Pessoa. Quanto às análises de toxicologia, os ensaios foram realizados em laboratórios de João Pessoa e de Campina Grande.

“Para poder lograr êxito na certificação, o órgão de perícia tem que ter a proficiência testada em quatro ensaios seguidos. Então, de 2018 a 2020, nós participamos desses testes e conseguimos os resultados satisfatórios, atestados pela ONU”, disse o gerente de Toxicologia do IPC da Paraíba, Rony Costa.

De forma resumida, os exames toxicológicos são feitos para identificar a presença de substâncias diversas no organismo humano. “Comprovar se uma pessoa fez uso de drogas ou medicamentos, por exemplo”, explicou Rony.

*Drogas*

Já os exames periciais feitos diretamente nas substâncias apreendidas, como no caso de entorpecentes, são fundamentais para comprovar o crime de tráfico de drogas, por exemplo.

“São as situações, por exemplo, de quando as polícias prendem pessoas com certas quantidades de substâncias semelhantes a maconha ou cocaína. É preciso comprovar cientificamente que aquele produto, realmente, se trata de droga. Caso contrário, não haverá crime”, afirmou Lúcia Rejane, gerente responsável pelo laboratório de drogas do IPC da Paraíba.

*ONU*

No site da ONU, o órgão informa que “o programa International Collaborative Exercises (ICE) visa auxiliar laboratórios de teste de drogas em todo o mundo na avaliação de seu próprio desempenho e na tomada de ações corretivas, quando apropriado. A participação em tais exercícios colaborativos, comparações interlaboratoriais ou testes de proficiência é um dos elementos essenciais para a implementação de um sistema de gestão da qualidade do laboratório e, em última instância, para a acreditação.”

Polícia Civil da Paraíba
Assessoria de Comunicação
20.12.2021



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


  • Pesquisar: