Pollyanna Dutra ministra palestra em evento nacional e partilha experiências com gestores de todo o Brasil Parlamentar participou de um debate on-line nesta quarta-feira (9)

Data: 9 de junho de 2021

A deputada Pollyanna Dutra ministrou uma palestra em um evento nacional voltado a prefeitos, gestores e estudiosos de todo o Brasil. Intitulado “Diálogos inspiradores: planejamento municipal em tempos de crise”, o evento aconteceu na noite desta quarta-feira (9) e foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e com a Fundação Tide Setubal. Na oportunidade, a parlamentar falou sobre “Como coordenar a participação popular e as metas globais estratégicas com os ODS e ODM”.

“Durante este evento, falamos importantes questões para gestores de todo o país, destacando algo que, para nós, é muito caro e fundamental: no orçamento cabem os sonhos das pessoas. Mesmo em tempos de crise, é possível alinhar metas globais com as estratégias municipais e envolver o povo nesse processo”, destacou a parlamentar, que contou sua experiência com a construção de um projeto de governo pautado nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na sua gestão à frente do município de Pombal, Sertão da Paraíba.

Em sua fala, a deputada explicou sua estratégia de gestão, que a destacou em nível nacional e até mesmo internacional, levando-a a mostrar os exemplos exitosos da agenda desenvolvida em Pombal em um evento da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no ano de 2015. De acordo com a deputada Pollyanna Dutra, trabalhar os ODM foi uma iniciativa sua desde antes mesmo de assumir a gestão municipal e, para ela, é necessário coragem por parte dos gestores para assumirem uma gestão que pense em todos, mesmo em tempos tão desafiadores. “Nós tomamos essa decisão de alinhar esses objetivos e quisemos que a sociedade civil tomasse conhecimento que as soluções não viriam somente dos entes públicos, mas era uma responsabilidade de todos. E foi extraordinário o que conseguimos fazer juntos”, asseverou.

Durante sua exposição, Pollyanna Dutra pontuou, entre outros, a importância de trabalhar o empoderamento e a emancipação das pessoas para a construção de um futuro melhor. Na oportunidade, ela destacou algumas experiências exitosas alcançadas como respostas aos trabalhos desenvolvidos em alinhamento com os ODM: Spa Empreender – Incubadora de Beleza; Padaria Solar das Oliveiras; Capacitação de povos quilombolas; IDEB entre os melhores do estado; Redução da mortalidade infantil e da mortalidade materna, dentre outros. Essas ações resultaram em atitudes como devolução de cartões do Bolsa Família e emancipação dos mais humildes.

“Nós municipalizamos a agenda global da ONU a partir de uma iniciativa da própria gestão. Conhecendo os indicadores de perto, sabíamos para onde andar, sabíamos o que tínhamos que fazer. Nós nos apropriamos desses dados, que não foram só feitos para o mundo, mas foram feitos para o Brasil, para o Nordeste, para a Paraíba e para Pombal também, e então, a partir de estudos, aplicamos um planejamento assertivo que deu resultados. Foram inúmeros projetos, esses são apenas alguns, e hoje nos orgulhamos de tudo o que conseguimos fazer por Pombal”, comentou. “Mudar o mundo não é sonho nem utopia, é justiça. É possível!”, finalizou a parlamentar, parafraseando Miguel de Cervantes.

Ainda participaram do debate Daniel Avelino, pesquisador do IPEA; Luciano Fedozzi, professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Lívia Duarte, vereadora pela cidade de Belém do Pará; além de gestores federais na área de planejamento e orçamento.

Assista ao evento na íntegra por meio deste link: https://youtu.be/BLuYeZTPOX4 Fonte Assessoria



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Pesquisar: