_De acordo com as estatísticas, o balanço foi positivo ao ser comparado com os índices do primeiro trimestre de 2018._
A Polícia Militar da Paraíba, através da 3ª Seção do 14° Batalhão de Polícia Militar, divulgou na manhã de hoje (11) os dados referentes aos índices de criminalidade da área da 3ª Companhia, sediada na cidade de *Pombal*. O trabalho preventivo de ações policiais, bem como o trabalho social e uma maior integração com outros órgãos que compõem a Segurança Pública, foram fundamentais para a diminuição de índices de criminalidade na região.
Após determinações do Comandante do 14° Batalhão, Tenente Coronel Jurandy Pereira Monteiro, foram realizadas, sob a coordenação do 1° Tenente Sávio Maranhão Cascudo, Comandante da 3ª Companhia, diversas operações preventivas no primeiro trimestre, visando a redução dos índices de criminalidade.
Também foi iniciado em 2019 o Projeto Patrulha Mirim Solidária, que trabalha com crianças de 9 a 12 anos, resgatando valores morais e auxiliando na formação social desses jovens.
Além disso, várias operações integradas com a Polícia Civil foram realizadas, como a *Operação Asfixia*, *Operação Momo* e a *Operação Assepsia*, visando combater o tráfico de drogas e retirar de circulação indivíduos com histórico criminal.
O resultado de todo esse trabalho árduo de integração e prevenção foi uma redução significativa nos índices de criminalidade em comparação ao primeiro trimestre de 2018, sendo 25% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, caindo de 4 casos para 3, sendo na cidade de Pombal diminuindo dos 4 casos de 2018 para 2 em 2019. Os Crimes Violentos Patrimoniais que compõem os roubos, reduziram 28% em toda área, diminuindo de 25 casos para 18. Os furtos caíram de 18 casos para 14, sendo 22% de redução no primeiro trimestre de 2019.
As ocorrências fazem parte do registro do Sistema Intranet da Polícia Militar da Paraíba.
*14ºBPM – Batalhão Coronel Benedito Lima Júnior*
*Seção de Comunicação e Marketing Institucional do 14ºBPM*
“Nosso sol nos fortalece, a missão nos define” Fonte João Alencar