POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO PLANO REAL Homem foi preso quando recebia envelope contendocédulas falsas

Data: 4 de outubro de 2023

Campina Grande/PB_ – A Polícia Federal deflagrou na tarde desta quarta-feira, 4/10, a Operação Plano Real.

A investigação tem como objetivo apurar possível falsificação de cédulas de Real e a remessa destas notas falsas por meio dos Correios, crime previsto no art. 289 do Código Penal e que prevê pena de até 12 anos de reclusão.

Foi determinada a quebra do sigilo de correspondência e expedido um mandado de busca e apreensão pelo juízo da 4ª Vara Federal de Campina Grande/PB, para endereço localizado na cidade paraibana de Queimadas, bairro do Ligeiro.

Ao abrir a encomenda suspeita foram encontradas 5 cédulas de R$ 100,00 com numeração de série repetidas, o que comprova que são de fato falsificadas. O destinatário da encomenda, um homem de 25 anos, auxiliar de serviços gerais, foi preso em flagrante delito.

O nome da operação – Plano Real – foi escolhido em referência ao plano econômico de mesmo nome lançado em 1994 e que instituiu o Real como moeda corrente oficial do Brasil.

Atualmente, apesar de ser uma das cédulas com mais itens de segurança do planeta, as notas de Real continuam a ser falsificadas e distribuídas por organizações criminosas especializadas do país, causando enorme prejuízo à economia e forte abalo à fé pública

Após os procedimentos, o preso foi recolhido e aguardará a audiência de custódia.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


  • Pesquisar: