Polícia Federal deflagra “Operação Lesa-Caixa” Servidor da instituição pode ter causado um prejuízo de até R$ 23 milhões relacionados a depósitos judiciais

Data: 25 de julho de 2023

João Pessoa/PB – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 25/07, a “Operação Lesa- Caixa”, que visa reprimir desvios de recursos de contas vinculadas da Justiça do Trabalho da 13ª Região.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal da Paraíba nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Pombal, Cajazeiras e São Bentinho.
As investigações foram iniciadas em maio deste ano e tem como alvo principal servidor da Caixa Econômica Federal. Ele, aproveitando-se do acesso aos sistemas de movimentação bancária de contas judiciais trabalhistas, movimentou criminosamente valores para contas suas e de pessoas próximas, causando um prejuízo estimado aos cofres da CEF de quase 9 milhões de reais, podendo ao final da investigação o montante do prejuízo chegar a 23 milhões de reais.
O investigado poderá responder pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema informatizado, associação criminosa e lavagem de ativos, condutas encontradas nos artigos 312, 313-A e 288 do Código Penal e art. 1º da Lei nº 9.613, cujas penas somadas chegam a 37 anos de reclusão e multa.
O nome “Operação Lesa-Caixa” está relacionado aos prejuízos financeiros causados à empresa pública federal pelo servidor.
Haverá entrevista às 8:30h, na sede da Polícia Federal, localizada no bairro João Agripino, em João Pessoa. Fonte Assessoria



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


  • Pesquisar: