A Paraíba acaba de assumir a vice-presidência da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste. A eleição aconteceu na Sede do Consórcio, em Brasília, nesta segunda-feira (3), na reunião da Câmara, que durou o dia inteiro e contou com a presença de secretários e técnicos dos 9 estados do Nordeste. Na oportunidade, foram definidas as prioridades de atuação para a região, que serão sugeridas ao Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, nesta terça-feira (4). Dentre as ações priorizadas estão a elaboração de um pacto pela busca ativa e um programa de atualização e formação para os profissionais do SUAS.
A secretária de estado do desenvolvimento humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, agora vice-presidente da Câmara Temática, destacou a importância de assumir essa missão, levando a Paraíba para esse espaço de protagonismo federal. “Chegamos à vice-presidência da Câmara Temática da Assistência Social com uma grande missão, a de ajudar a reconstruir o SUAS na nossa região. Os desfinanciamentos afetaram de forma abrupta o Nordeste, que ficou escanteado das políticas públicas da Assistência Social. É momento de lutarmos por quem deu a possibilidade de vivenciarmos esse novo momento em nosso pais”, destacou.
Conforme a Secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, Letícia Bartholo, a busca ativa será um dos pilares das políticas do Governo Federal, que será o dado norteador das novas ações. A visão da secretária Letícia foi corroborada pelo Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, que acrescentou o espírito colaborativo que se observa entre os estados nordestinos neste momento, levantando pautas provocativas para esse novo momento do SUAS.
“Há um espírito colaborativo e um alinhamento na leitura de aonde queremos chegar. O pilar dessa reconstrução é o financiamento, pois o desfinanciamento por parte do Governo Federal rompeu qualquer confiança em pactos federativos com estados e municípios. A deterioração dos trabalhos dos serviços prestados refletem esse desfinanciamento. Precisamos de uma estratégia para esse recurso não utilizado. Precisamos de um diagnóstico para facilitar a vida dos municípios. Qual o SUAS que precisamos e como chegaremos lá? Definir isso é a nossa grande missão”, pontuou.
Pollyanna Dutra reforçou a importância da Paraíba estar no centro dos debates, colocando as demandas do estado na mesa de discussões. “A Paraíba traz experiências exitosas e mapeamentos importantes de serem analisados, como alguns dados que levantamos com relação à primeira infância e, ainda, as nossas ações voltadas à segurança alimentar da população. Trazemos na bagagem muitas contribuições, mas saímos com grandes responsabilidades de pensar no Nordeste como um todo, com foco no desenvolvimento e uma principal missão: o combate à fome e colocar na mesa, além do alimento, direitos”, finalizou.
A reunião da Câmara Temática do Consórcio Nordeste contou com a presença dos secretários e equipes técnicas de assistência dos 9 estados que compõem a região; além de representantes de todas as secretarias que compõem o MDS. Fonte Assessoria