Hospital Regional de Pombal reduz taxa de mortalidade em parceria com Tele UTI do HCor.

Data: 1 de novembro de 2023

O Hospital Regional de Pombal Senador Rui Carneiro, referência no atendimento a Urgências e Emergências para toda região, tem alcançado excelentes resultados nos indicadores de qualidade de sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao longo de 2023.

Desde janeiro, a unidade integra o projeto Tele UTI Brasil e mantém uma parceria com Hospital Hcor, de São Paulo, num modelo de educação permanente associado à assistência remota ao paciente crítico, gerando segurança, qualificação e sistematização do cuidado.

Desde o início do projeto, todos os pacientes admitidos na UTI têm sua gravidade classificada através do score SAPS 3 (Simplified Acute Physiology Score 3), uma ferramenta composta por 20 variáveis, que avalia o estado de saúde prévio e atual do paciente, e é usada para predizer, em percentual, a chance mortalidade do doente na admissão na UTI.

Os resultados obtidos pelo Hospital Regional de Pombal chamam a atenção. Até setembro deste ano, a taxa de mortalidade média da UTI, em 2023, foi de apenas 19%. Isso graças a condutas médicas adotadas perante a troca de conhecimentos com a equipe do HCor.

Os dados do último relatório apresentado pelo HCortambém mostram queda no tempo de uso de dispositivos invasivos (sonda vesical de demora, cateter venoso central, sondas alimentares). “Apesar de já adotarmos medidas para “desinvação” precoce do paciente, o projeto Tele UTI fez com que partilhássemos essa responsabilidade entre toda a equipe. Então seja médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou fisioterapeuta, todos temos nos cobrado para retirada precoce desses dispositivos. E esse compromisso foi se tornando natural no dia a dia. Isso acelera a reabilitação dos nossos pacientes”, disse Gabriella Queiroga, coordenadora de enfermagem da UTI.

As taxas de lesão por pressão – feridas decorrentes do tempo prolongado de restrição ao leito – que já eram mínimas, mantiveram o padrão ao longo deste ano. Em setembro apenas 4% dos doentes desenvolveram algum grau de lesão de pele.

O médico diarista intensivista Dr. Rafael Calado destaca que os resultados são fruto de muito trabalho e do envolvimento da unidade com o projeto Tele UTI Brasil: “O relatório apresentado documenta o que temos visto na prática. Temos colecionado casos de sucesso em nossa UTI e é gratificante poder renovar a esperança de vida dos pacientes e de seus familiares. Além disso, enquanto cidadão, é motivo de alegria saber que Pombal conta com uma UTI pronta para o combate. A parceria com o HCortem sido de grande valia para nosso desempenho e tenho certeza que vamos seguir evoluindo.”

A diretora geral Kevia Werton ressalta a importância da parceria e celebra a redução dos índices. “O projeto de TeleUTi trouxe uma dinâmica eficaz, qualificando ainda mais nossos profissionais, ajudando a alcançar ótimos resultados, sobretudo, fortalecendo a saúde dos nossos pacientes. O nosso papel é dar todas as condições estruturais possíveis para toda a nossa equipe e continuar melhorando nossos indicadores e salvand Fonte Assessoria



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


  • Pesquisar: