EX-CARTÃO POSTAL DO BOLSA FAMÍLIA’ Volta da fome: reportagem nacional mostra retrocesso de Pombal e cita gestão de Pollyanna como ‘exemplo de boas práticas

Data: 28 de fevereiro de 2019

 

A gestão da ex-prefeita de Pombal e atual deputada estadual, Pollyanna Dutra (PSB), foi destaque em uma reportagem especial produzida pela Agência Pública, intitulada “A volta da fome no Sertão da Paraíba”. A matéria retrata a atual situação de pobreza extrema no município e intitula a cidade como “ex-cartão-postal do Bolsa Família”, fazendo uma referência à época em que o município era administrado pela socialista, e que aliava programas sociais com o desenvolvimento de política de geração de emprego e renda.

“Ex-cartão-postal do Bolsa Família cidade de Pombal lida com a redução dos programas sociais e com a miséria que retorna aos lares; ali, o futuro ficou no passado”, convida o texto de autoria da jornalista Hévilla Dantas, produzido a partir de um Concurso de Microbolsas de Reportagem Fome, realizado pela Agência Pública em parceria com a Oxfam Brasil. A jornalista passou quatro meses para produzir a reportagem e foi ao municípios várias vezes para conversar com a população.

“Muito me entristece em ver a cidade de Pombal estampando manchetes como exemplo do retorno da miséria e da pobreza no nosso País. Dói ler o relato das pessoas e perceber que o poder público local vem sendo tão negligente com essa situação, aliado a uma política nacional perversa e longe de compreender a verdade realidade do nosso povo”, lamentou a deputada, que esteve à frente da Prefeitura de Pombal por dois mandatos, eleita em 2008 e reeleita em 2012.

A matéria traz o depoimento de muitos moradores da cidade e lembra que ela já foi escolhida pela ONU para representar os municípios brasileiros na 70a Assembleia Geral, que ocorreu em Nova York em setembro de 2015, como exemplo de desenvolvimento social e superação da pobreza. “Na época, a então prefeita Pollyana Dutra (PSB) representou a cidade como um exemplo global de boas práticas. Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) escolheram Pombal por ser o município brasileiro que chegou mais próximo de atingir os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, entre eles reduzir a pobreza e atingir o ensino básico universal”, diz o texto.

A reportagem conta ainda que “um dos principais motores daqueles anos de glória foi a capacitação promovida para os beneficiários do Bolsa Família. Muitos começaram a investir no próprio negócio, mais que dobrando o número de microempreendedores, de 283 em 2013 para 736 em 2014, segundo o IGBE. De acordo com Pollyana Dutra, o foco principal do programa era capacitar as mulheres”.

“O município se destacou também na educação. Em 2015, os alunos dos anos iniciais da rede pública da cidade tiveram nota média de 5.7 no Ideb, o que colocou Pombal como sexta melhor cidade entre 223 municípios paraibanos. Hoje, a realidade é outra. Ao longo de quatro meses, a reportagem da Pública conversou com moradores da cidade e ouviu histórias repetidas: auxílios sociais cancelados sem justificativa clara, aposentadoria rural cada vez mais difícil de obter, e a comida que começa a faltar na mesa”, enfatiza.

Prêmios – Entre os prêmios conquistados à época em que Pollyanna Dutra esteve à frente da Prefeitura de Pombal, destaque para “Prêmio ODM – Categoria DESTAQUE – Mulheres de Pombal” pela devolução dos Cartões Bolsa Família; “Paraíba Abraça os ODM” (2 anos seguidos), “Prefeito Amigo da Criança” – Fundação Abrinq, “Prefeito Empreendedor” – SEBRAE/PB (duas vezes), Selo UNICEF Município Aprovado e a Medalha a La Intergración “Simon Bolivar”, concedida pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (CIPIS), entidade ligada ao Mercosul.

Veja a matéria na íntegra: https://apublica.org/2019/02/a-fome-volta-ao-sertao-da-paraiba/ fonte Sony Lacerda



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Pesquisar:
  • Enquete

    Quem será o prefeito de POMBAL em 2020?

    Ver resultados

    Carregando ... Carregando ...