Deputados debatem a saúde da mulher na Assembleia Legislativa da PB*_Reunião contou com a presença de prefeitas, gestoras estaduais de sa

Data: 7 de maio de 2019

 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) sediou, nesta terça-feira (7), a segunda reunião do Evento “Mulheres da Paraíba no Parlamento”. A atividade contou com a presença de deputados, médicos e gestores estaduais para debater a saúde da mulher paraibana. Na ocasião, foram levantados números referentes à mortalidade materna no estado da Paraíba e sugeridas, dentre outros, propostas para melhorias das condições da saúde das mães.

Estiveram presentes no Plenário Deputado José Mariz, além da idealizadora do evento, Pollyanna Dutra, os deputados Camila Toscano, Cabo Gilberto, Wallber Virgolino, Dra Paula, Chió e Anderson Monteiro, a prefeita Joyce Renally (Duas Estradas), a secretária de saúde da mulher e da diversidade humana do estado da Paraíba, Lídia Moura, além dos médicos Morgana Pimentel e Eduardo Fonseca.

De acordo com Pollyanna Dutra, esse desdobramento do evento teve o objetivo de qualificar o debate, trazendo para o Parlamento discussões que iniciaram fora da Casa de Epitácio Pessoa. “Nosso primeiro evento aconteceu no mês passado, reunindo parlamentares dos níveis estadual e federal. Lá vimos que havia uma diversidade de temas relevantes envolvendo as mulheres e, por isso, decidimos segmentar. Nosso propósito é qualificar as pautas, iniciando pela questão da saúde, e garantir que as leis sejam construídas e, de fato, a mulher tenha direitos concretos fora do papel”, declarou.

Pollyanna Dutra adiantou que outros temas deverão ser tratados dentro da agenda das “Mulheres no Parlamento”. “Vamos ampliar o debate a favor da mulher. Primeiro vamos fechar as propostas com relação ao tema da saúde, depois passaremos para o próximo debate, que será violência, então falaremos de empreendedorismo e assim por diante”, completou.

O médico Eduardo Fonseca pontuou que esta discussão se caracteriza como um momento histórico para a Paraíba. “Fico emocionado ao ser convidado para um evento como esse porque nós temos responsabilidade com a saúde da mulher, que é a base para a saúde de uma nação. É necessário que cada parlamentar pavimente o caminho que conduz às descobertas e inovações na área da saúde de maneira eficiente e democrática. Precisamos pavimentar o que temos de bom para que isso chegue a todos os rincões que não seriam alcançados se não fosse o parlamento”, comentou.

O evento desta terça-feira teve como desdobramento a elaboração de um documento qualificado, que será discutido com especialistas e outras esferas do poder para, posteriormente, refletir em projetos de Lei que se transformarão em benefícios concretos para as mulheres da Paraíba.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Pesquisar: