Taxa de cura do câncer de próstata chega a 98% com detecção precoce, destaca urologista

Data: 11 de novembro de 2025

 

O médico urologista Dr. Jarques Lúcio participou, nesta segunda-feira (10), do programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, onde destacou a importância da campanha Novembro Azul na conscientização e no cuidado com a saúde do homem, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o especialista, campanhas informativas com base em conteúdo científico e divulgadas através de um jornalismo responsável contribuem diretamente para a mudança de hábitos.

“A boa informação, baseada na ciência, que chega às pessoas de maneira clara, facilitada pelo bom jornalismo, ajuda demais para que a realidade mude”, afirmou.

Expectativa de vida menor entre homens

Dr. Jarques lembrou que os homens vivem, em média, oito anos a menos que as mulheres. Mesmo considerando fatores como homicídios e acidentes, o médico afirma que os dados mostram um problema mais profundo: “Isso demonstra o mau cuidado com a saúde que os homens têm”, pontuou.

Câncer de próstata: alta incidência, mas alta chance de cura

O urologista destacou que 30% dos tumores malignos que acometem os homens são na próstata. Apesar disso, quando o diagnóstico é feito cedo, as chances de cura são extremamente altas — chegando a 90%, 95% e até 98%, segundo estudos citados.

Entretanto, o maior obstáculo continua sendo a resistência de muitos homens em procurar atendimento médico antes dos sintomas surgirem.

“O câncer de próstata no início é assintomático. O homem não vai ter queixa. Daí a importância dos exames regulares mesmo sem sentir nada”, alertou Dr. Jarques.

Preconceito ainda é barreira

Dr. Jarques afirmou que o preconceito e a cultura da masculinidade rígida impedem muitos homens de se cuidarem adequadamente. “O que acontece muitas vezes é o preconceito. O homem ainda se acha o superman, o protetor, e não tem um ato de amor não só com ele, mas com quem ama ele”, ressaltou o médico.

O profissional enfatizou que geralmente o homem gosta, infelizmente, de cuidar da doença. “Ele só vai se cuidar quando está doente. E isso é um paradigma muito ruim”, acrescentou.

O médico reforçou que o cuidado preventivo é um gesto de responsabilidade consigo mesmo e com a família.

Além de médico urologista, Dr. Jarques Lúcio é ex-prefeito da cidade de São Bento e pré-candidato a deputado estadual nas Eleições 2026.

DIÁRIO DO SERTÃO



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.


  • Pesquisar: